CENTRO SOCIAL DA FREGUESIA DE CASAL COMBA
A INSTITUIÇÃO
Visão
Pretende ser uma instituição reconhecida pela qualidade dos serviços de apoio social que presta, cuja atuação garanta a satisfação das necessidades dos seus utentes, familiares e comunidade. Visa contribuir para a melhoria da vida social de toda a população da freguesia de Casal Comba, quaisquer que sejam as suas crenças políticas, religiosas ou filosóficas.
Missão
O Centro Social da Freguesia de Casal Comba tem como missão promover e potenciar o desenvolvimento social da comunidade da freguesia de Casal Comba, independentemente dos seus costumes, crenças ou ideais, através de uma intervenção social direta (atividades, serviços e respostas sociais), que visa minimizar os problemas e/ou necessidades existentes.
Valores
Confiança: acredita que a honestidade é a base do bom funcionamento da instituição, visto que, é o pilar que sustenta a relação entre a sua atuação e os elementos que dela fazem parte.
Solidariedade: defende que o espírito de entreajuda deve estar presente em toda e qualquer intervenção da Instituição.
Transparência/Probidade: defende a existência de rigor e clareza em todos os procedimentos de gestão e ações desenvolvidas como uma base para o estabelecimento de uma relação de confiança entre os envolvidos.
Aprendizagem e Evolução Contínua: sustenta que a sua atuação se deve pautar pela inovação e pela mudança, ao nível do desenvolvimento de iniciativas adequadas à realidade social e ao nível da formação contínua dos seus diretores, gestores, e colaboradores. Somente desta forma, a instituição se poderá adaptar ao contexto socioeconómico e político em constante mutação.
Profissionalismo: acredita que todos os colaboradores têm uma postura e agem com integridade e honestidade, detêm competências específicas e desempenham as suas funções de forma correta e responsável, de acordo com aquilo que é melhor para o utente e para a Instituição, respondendo pelas suas ações.
Orientação para o Utente: todas as ações desenvolvidas e cuidados prestados são personalizados e têm sempre como prioridade o bem-estar da população-alvo, independentemente das suas características pessoais (idade, sexo, religião, etc.) e da sua situação socioeconómica. A Instituição entende o utente como o elemento central e mais importante, acreditando que contribuir para o seu bem-estar, colmatando as suas necessidades, é promover o seu sentimento de pertença.
Respeito pela Individualidade, Dignidade e Autonomia: compreende o ser humano como uma pessoa com personalidade e vivência próprias que merece ser defendida e protegida acima de qualquer outro interesse que não seja o seu. Defende a importância do sigilo profissional, ou seja, de preservar informações e dados pessoais dos utentes, como forma de respeitar a vida privada e a dignidade de cada um.
Envolvimento e Participação da Comunidade: acredita que a Instituição tem um papel fulcral em termos de responsabilidade pública e que a intervenção social local e as suas atividades e respostas sociais têm um grande impacto na comunidade. No entanto, para prestar apoio social à freguesia de Casal Comba, qualquer iniciativa somente poderá ser realizada com o estabelecimento de parcerias com as entidades locais e com a colaboração de todos os que residem na sua área de atuação.
ORGÃOS SOCIAIS
Assembleia Geral
Presidente: Augusto Gomes Simões Mamede
Secretário: Álvaro Ferreira Pires
Secretária: Maria Ângela Lopes da Cruz
Suplente: Mário Fernandes Oliveira
Direção
Presidente: Manuel Lindo Cardoso
Vice-presidente: Carlos Alberto Simões Godinho
Secretário: Luís Branco da Cruz
Tesoureiro: Marcolino Ferreira Lopes
Vogal: Nuno Filipe Santos Veiga
Suplentes
Hugo Daniel Ferreira Carvalho de Oliveira Rodrigues
Maria José Ferreira Gonçalves
Licínia Silva Matos
Manuel Nascimento Lopes
Conselho Fiscal
Presidente: António Alves Silva Pires
Primeiro Secretário: Maria Isabel Silva C. Machado Costa
Segundo Secretário: Graciliano João Melo Ferreira